Cerimónia de Lançamento
Combóio das Artes
Concert
Exhibition
Instalations
Intervention
Outras
Guided Tour
Workshop
Sustaintability
Belém
Cais do Sodré
Estrela
Free to paint wall
Outros
Greb

biography

MURO LX_2023

portfolio

Greb

Pavel Grebenjuk nasceu na Estónia mas a sua origem ucraniana e moldava faz dele um cidadão do mundo.
A sua obsessão pela gravura em alto relevo (xilogravura / linogravura) é o seu foco principal, mas também utiliza a sua técnica e conceito tanto na pintura convencional sobre tela como também na rua (graffiti), também encontra tempo para animação e paragem. movimento.
A sua paixão pela arte começou desde cedo e foi então que percebeu que tipo de futuro queria para si.
Nascido no meio da independência da Estónia, ele sofre em primeira mão as consequências da divisão de múltiplas nações.
É aí que ele “entra” no graffiti no início da adolescência e percebe que a arte pode ser seu refúgio e meio de comunicação e expressão.
Trabalhou arduamente para entrar na universidade, estudou artes plásticas - pintura, escultura e gravura na Academia de Artes da Estónia em Tallinn, mas quando "conheceu" a gravura, a sua vida mudou, e esta técnica muito exigente e demorada fascinou-o, desde desenhar e esculpir o bloco até a execução real do próprio processo de impressão.
O caráter desafiador de todo o procedimento e a possibilidade de trabalhar com um material tão natural e acessível como a madeira fizeram da xilogravura sua grande paixão.
Desde então dedicando grande parte do seu trabalho a esta técnica, a sua missão é fazer gravuras superprecisas e tão precisas quanto possível, misturando o melhor dos dois mundos – a gravura tradicional e a influência do graffiti, nunca esquecendo o foco no conceito.
Sempre muito atual e por vezes irónico, tocando nos pontos que lhe são mais relevantes tanto a nível político como ambiental.
É comum encontrar em sua obra estilo cartoon um conceito que costuma ser assunto sério e imperceptível à primeira vista.
Hoje tem o seu próprio atelier aberto de pintura e gravura em Lisboa e no Porto, com o objectivo principal de partilhar o conhecimento e ajudar as pessoas a compreender a gravura/gravura em geral e o seu valor tanto na história da humanidade como na importância no futuro que pode ter.

biography

MURO LX_2021

portfolio

GrebGreb
Greb
Greb
Greb