Cultura Urbana
Multiculturalidade
Muro de pintura livre
Sustentabilidade
BORDALO II
Coletivo RUA
CRACK KIDS
D*FACE
FAHR021.3
IAmEelco
Jacqueline de Montaigne
João Varela
Juan Jose Surace
KRUS
LOS PEPES
Mabel Vicentef
METIS
MOTS
NARK
ODEITH
Pedro Podre
Rita Cabaço
Rocket01
Stom500
Thiago Mazza
Thunders Crew
TRAFFIC
V4 Fat Heat
V4 Mikolaj Rejs
V4 PAUSEr
V4 RCLS
Zurik
Exposição
Instalação
Intervenção
Visita Guiada
Workshop
Zurik

Biografia

MURO LX_2021

portfólio

Image

Zurik começou a sua carreira a pintar graffiti em 2009 na sua cidade natal, Bogotá, na Colômbia, com 19 anos. A sua carreira levou-a desde o início a participar em inúmeras exposições e festivais de graffiti e de arte urbana, primeiro ao nível local, depois ao nível nacional e mais tarde a expandir-se para países como o México, Austrália, Estados Unidos da América, Dinamarca, França, Grécia e Espanha, onde reside de forma permanente desde 2016.

 

Desde muito jovem teve um forte interesse pela pintura, aprendendo a pintar a óleo aos 10 anos de idade e passando por diferentes técnicas de pintura até aos 15 anos, quando reparou pela primeira vez nas letras. Zurik especializou-se em Design Gráfico, retirando desta profissão o que acreditava ser útil para alimentar a sua paixão pela pintura de graffiti. Terminou o curso em 2014, mas nunca praticou, sempre vivendo e trabalhando a pintar na rua.

 

O seu interesse pelas letras levou-a a desenvolver um estilo único em que o volume é alcançado através de formas geométricas e não convencionais, que se destacam pelo seu contraste e suavidade no desvanecer, uma técnica que ela aperfeiçoou ao longo dos anos.

Embora o seu interesse principal esteja nas paredes, também realizou algumas obras em formatos mais pequenos para algumas exposições e leilões.

 

Nos últimos anos, incorporou no seu trabalho personagens que se misturam com as letras e cujo resultado está próximo do realismo, com toques ilustrativos que estão quase sempre em posições que refletem a tranquilidade de uma vida diária, tentando interferir o menos possível com o ambiente que as rodeia.

 

Nos dias de hoje continua a ascender através de projetos cada vez mais ambiciosos, promovendo a utilização das letras em cada uma das suas obras e criando um equilíbrio nas suas composições, o que lhe permite continuar a utilizá-las mesmo em ambientes e projetos onde normalmente a sua utilização não é consensual.

 

Zurik continua a explorar a pintura em grande formato, sem negligenciar a possibilidade de se profissionalizar mais tarde noutro tipo de ramo - privilegiando sempre o graffiti -, uma vez que outro interesse que a apaixona é a edição e produção de vídeo, para além da curadoria de exposições.

Intervenção
ImageImage

Local: 

Parque tejo
38.786541,-9093418

Sinopse: 

Sem título

Quero criar uma peça de graffiti colorida que represente as diferentes estações do ano através das cores... para mim as letras podem-se adaptar e brincar em diferentes conceitos, funcionando como uma figura principal, mas também como um elo entre espaço e forma, ou abstrato e ilustrativo. Para a parede quero que as pessoas reconheçam as letras mas que também vejam mais através delas, que as apreciem  e vejam como funcionam em grandes espaços, dando diferentes leituras e encontrando a beleza dos detalhes dentro delas.

Biografia

MURO LX_2021

portfólio

Image
ImageImage