Cerimónia de Lançamento
Combóio das Artes
Concerto
Exposição
Instalação
Intervenção
Outras
Visita Guiada
Workshop
Alcântara
Belém
Cais do Sodré
Estrela
Misericórdia
Outros
José Vicente

Biografia

MURO LX_2023

portfólio

José Vicente

José Vicente (1977) é fotógrafo do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa(DPC | CML) e membro da Agência Calipo, um colectivo de fotógrafos, com linguagens visuais e técnicas fotográficas muito distintas, que partilham entre si o gosto por pensar, partilhar e fazer Fotografia.

Iniciou a atividade fotográfica em 1993, num pequeno atelier de maquetas de arquitectura. Licenciado em Geologia, deu início à sua formação em fotografia na ETIC (2005/6) com o Curso Técnico de Especialização em Fotografia Documental / Reportagem, e no Ar.CO, onde frequentou diversas disciplinas de técnicas fotográficas (2008).


Tem colaborado em diversos trabalhos científicos, dos quais se destacam os trabalhos fotográficos da coleção de rochas, minerais e fósseis do Museu Geológico (LNEG, 2005 e 2007), e de diversas colecções geológicas do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC, 2006). Frequentemente colabora com ateliers de design e gabinetes de arquitetura.


Enquanto formador, lecionou nas Oficinas de Fotografia de Minerais e Fósseis, (2009) e de Fotografia de Objectos de História Natural (2011), e no curso de Fotografia Aplicada à Museologia co-organizado pelo Ar.CO e pelo MUHNAC (2013 e 2014). É júri desde 2018 no Concurso anual de Fotografia em História Natural e Ciência promovido pelo MUHNAC.


Contribuiu como fotógrafo para diversas publicações de divulgação da arte urbana em Lisboa, sobre o património, a habitação e a arquitetura da cidade e de cariz científico. Participou em diversas exposições individuais e coletivas, com trabalhos realizados no âmbito das suas funções no DPC | CML, mas também com projetos realizados em contexto criativo, onde explora diversos temas, e aplica diferentes métodos, sempre numa procura constante e lenta de aprender mais sobre o mundo.


Biografia

MURO LX_2021

portfólio

José VicenteJosé Vicente
José Vicente
José Vicente
José Vicente