FAHR021.3

Biografia

MURO LX_2021

portfólio

FAHR021.3

FAHR 021.3 é um estúdio criativo fundado em 2012 por Filipa Frois Almeida (Halle, 1981) e Hugo Reis (Guimarães, 1986). Ambos formados em arquitetura na Escola Superior Artística do Porto, os seus caminhos foram marcados por interseções entre arte e arquitetura.


Filipa Frois Almeida realizou Erasmus na Technische Universität Berlin e trabalhou em gabinetes de arquitetura em Berlim como LWArchitekten e J. MAYER H. Em paralelo estudou fotografia no Instituto Português de Fotografia e mais tarde na Imago Galerie Berlin. 


Hugo Reis, ainda no curso de arquitetura, trabalhou no escritório Arquitectos Anónimos de 2008 a 2012. Concluiu paralelamente o conjunto de formações na área da fabricação digital em arquitetura, adquiriu ferramentas que mais tarde o levaram a integrar no escritório sedeado em Berlim, J. MAYER H.


O estúdio FAHR 021.3 é assim assumido pelos seus fundadores, em busca de uma identidade evolutiva em torno de processos experimentais com um foco especial no cruzamento entre arte e arquitetura no espaço público.


Desde então, a dupla FAHR tem se destacado nacional e internacionalmente por um conjunto de projetos caracterizados pela sua abordagem formal provocativa, como Hairchitecture, Metamorfose, Eclipse, Nappe e Nook.


Filipa e Hugo também são fundadores do projeto HODOS, que visa trabalhar na paisagem cruzando as fronteiras da intervenção arquitetónica e artística, em colaboração contínua e aberta com outros estúdios criativos.

Instalação

Info: 

Gare do Oriente
38.767842,-9.099345

Sinopse: 

Around é uma intervenção que pretende ligar as pessoas pelos livros, celebrando o livro e a partilha do conhecimento em espaço público. 

Around é um objeto urbano itinerante que convida o público a interagir com o livro enquanto se recria um novo espaço de relacionamento pessoal e social. Para isso, a ideia foi desenvolver uma estrutura circular que parece fazer levitar o peso dos livros, onde se possa andar em torno, atravessá-la fisicamente com o olhar ou deixarmo-nos rodear pelos livros no seu interior. Os livros dispõem-se em círculo criando um novo centro.

Biografia

MURO LX_2021

portfólio

FAHR021.3FAHR021.3